quarta-feira, 7 de julho de 2010

itacoatiara-am - Pesquisa Google

itacoatiara-am - Pesquisa Google

Patrimônio histórico abandonado

O Paço Municipal, a Biqueira Pública e a Capela do Cemitério Dívino Espírito Santo.

A administração pública municipal trata com total descaso os seus bens históricos e culturais. A começar pelo prédio da Prefeitura que está totalmente avariado. É notável o estado de conservação. Sua pintura externa está descascando no frontal do prédio histórico. Ervas daninhas tomam conta do lugar, principalmente da sua fachada. Os banheiros de uso coletivo e a cozinha, se encontram em situações precárias.


A biqueira pública localizada na esquina da rua Luzardo de Melo com a Av. Parque, está tomada pelo mato e bem recente, retiram-lhe a torneira que servia para o uso comum. Desde a sua instalação em 1945, foi justamente paralisada no mês de maio de 2010. Também flagramos dias antes de sua desativação, a biqueira servindo de banho público para doentes mentais, que por sua vez, também se encontram abandonados pelo Poder Público e pela sociedade.


A capela do cemitério Dívino Espírito Santo foi descaracterizada recentemente, quando a Secretaria de Obras arrancou as portas de madeira, e substituiu por portas de ferro, tipo porta de enrolar, descaracterizando totalmente a fachada daquele templo que apresenta caracteristicas do estilo eclético, notadamente caracterizado pelas portas e janelas grandes de madeira, construídas no estilo gótico, as quais apresentavam vitral dividido em três folhas na sua parte superior, as telhas de marselha foram substituídas por telhas de amianto. Tudo foi removido e colocado um chapadão de ferro no lugar de suas portas e janelas, que antes se apresentavam com elegância e bom gosto. A beleza deu lugar a obscuridade, transformado aquele lugar santo, mutilando-o e deixando-o com caracteristicas de um mero depósito, maculando o ambiente, o qual deveria ser claro e arejado, como era no seu estado original, para propiciar uma boa comodidade a seus usuários. Isso é uma falta de respeito, isso é uma vergonha!