terça-feira, 30 de outubro de 2012

Obra no estádio Floro de Mendonça-AM é lembrada com ironia

Foto: Marcos Mendonça
Cerca de 100 torcedores do Penarol comemoraram na tarde desta quarta-feira, 17, com bolo, refrigerante, balões e chapéu de palhaço o aniversário de um ano, mas não de forma celebrativa e sim de cobrança, protesto e até irônico sobre os atrasos das obras do estádio Floro de Mendonça, em Itacoatiara (a 176 quilômetros de Manaus).
O ex-presidente do Leão da Velha Serpa, Daniel Macedo, ao lado do atual mandatário do clube, Ila Rabelo, cercado de alguns membros da diretoria e torcedores do time penarolense cantaram ‘parabéns pra você’, mas na esperança de ver até o final do ano as obras finalizadas do estádio que está em reforma.
- A empresa deu um prazo de 120 dias para entregar tudo pronto e até fevereiro de 2012. Foi prometido que o estádio estaria pronto até a terceira rodada do Campeonato Amazonense. A empresa já deu uns seis a sete prazos para deixar pronto, que seria no Amazonense, Copa do Brasil e Brasileiro da Série D. Infelizmente até agora nada – disse Daniel cobrando as promessas pela empresa responsável.
Obras do Floro de Mendonça (Foto: Marcos Mendonça)
Torcedores e cartolas do time penarolense em frente ao estádio comiam bolo, tomavam refrigerante como forma de protesto pela lentidão nas obras no estádio (Foto: Marcos Mendonça/Itacoatiara)
Metro Quadrado Engenharia
O GLOBOESPORTE.COM entrou em contato com a Empresa Meto Quadrado Engenharia, e o engenheiro técnico responsável pela obra, Luiz Otávio, explicou que não existe atraso na execução da obra, pois tudo foi feito conforme os estudos realizados pela empresa que constataram algumas situações que precisariam ser solucionadas antes para dar sequência aos trabalhos no estádio Floro de Mendonça.
- A empresa fez a demolição da arquibancada e sondagem do solo que foi constatado que é muito mole (lama) e tivemos que mudar de fundação direta (sapata) para profunda (estaca de 9m). A empresa fez o processo de alteração junto à Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra), na qual requer várias definições que foi somente autorizado em março, quando iniciamos as obras. Na verdade, a obra só foi regularizada em agosto por problemas burocráticos que precisariam passar por várias fases, sem contar que foi constatado que o solo é mole e com muitas pedras, além da rede elétrica ser baixa e de alta tensão próximo da arquibancada. Se prosseguíssemos poderíamos ter algum acidente com os trabalhadores e até fatal. Fomos alertados pela equipe de segurança de trabalho da empresa sobre esse perigo que poderia também ocorrer com os torcedores nas arquibancadas – confessou.
Obras do Floro de Mendonça (Foto: Juka Balla)
Empresa responsável pelas obras alega que não há atraso na execução dos trabalhos no Floro de Mendonça (Foto: Juka Balla/Itacotiara)
O engenheiro técnico disse ainda, que 80% das arquibancadas estão concluídas, faltando apenas a conclusão dos degraus, mas garantiu que os vestiários, bilheteria, instalação dos sanitários também estão finalizados. A cabine da imprensa será metálica e quando for concluída toda arquibancada sua colocação será de forma rápida pelos trabalhadores que estão empenhados nos trabalhos do Florão.
- Temos um total de 65 pessoas, entre engenheiros, carpinteiros, serventes, administrativos, apontadores e almoxarifes na execução do empreendimento. A empresa entregará a obra no final do mês de novembro. Hoje (quarta) a equipe não trabalhou porque espera o material de corte e dobra de aço que está sendo transportado da capital para Itacoatiara, mas tudo é uma questão de tempo para finalizarmos o estádio.

Fonte: Globo Esporte Amazonas -

Artur e Omar selam ação conjunta para Manaus

artur-e-omar-parceria02
Em uma reunião demorada, o prefeito eleito de Manaus, Artur Neto, e o Governador do Estado, Omar Aziz, falaram das prioridades no governo municipal da próxima gestão, como fornecimento de água, segurança, Copa do Mundo e programas sociais a serem desenvolvidos em beneficio da população manauara.
Uma das questões tratadas pelas autoridades foi a PROAMA e a solução a ser dada para que não falte água nas torneiras das casas de Manaus, outro tema importante que será tratado nos próximos dias em muitas reuniões é a parceria a ser feita para a segurança publica, outra preocupação foi a mobilidade urbana.
Segundo o Governador muitas coisas não poderão ser concluídas até o fim da sua gestão e terão que ser encontradas outras alternativas para avançar o mais rápido possível já que é responsabilidade das duas autoridades procurar saídas para algumas obras de grande envergadura como são as da Copa do Mundo, em particular a Arena da Amazônia orçada em R$ 527 milhões.
artur-e-omar-parceria01
Por sua vez, o prefeito eleito Artur Neto falou de melhoras na Ponta Negra, mas para isso e outras obras deverá procurar ajuda do Governo Federal, pois não sabe quanto em orçamento dispõe na Prefeitura. Por sua vez, afirmou também os que cortes a serem feitos são referentes a viagens de funcionários que não se mostrem necessárias e a redução das comissões, o que irá maximizar o dinheiro a ser gasto.
Juntos Prefeito e Governador disseram que trabalharão com responsabilidade na busca de parcerias públicas e privadas em gestão compartilhada e os bairros pobres e carentes terão prioridade. Referente à falta de participação da prefeitura em Programas como Minha casa minha vida, Artur Neto disse que estes projetos sociais terão mais apoio na sua gestão.
Omar Aziz também informou sobre o êxito alcançado no processo contra o estado de São Paulo referente à produção de tablets e que a justiça já publicou uma liminar a seu favor e espera ganhar para que este trabalho seja feito no Amazonas.///Mercedes Guzmán